Projeto social em Fortaleza suspende atividades após parte da estrutura desabar durante fortes chuvas
27/01/2026
(Foto: Reprodução) Palhoça de projeto social desaba após fortes chuvas em Fortaleza
Com as fortes chuvas registradas na manhã desta terça-feira (27) em Fortaleza, parte de uma estrutura na sede de um projeto social desabou no bairro Barra do Ceará. O local atingido foi uma palhoça que cobria uma das ocas do Projeto 4 Varas. Ninguém ficou ferido, e instituição suspendeu as atividades por tempo indeterminado.
A cobertura de uma das ocas, feita com palha de carnaúba, desabou por volta das 8h da manhã. O local era utilizado para receber terapias em grupo. Para garantir a segurança de todos, os atendimentos do Projeto 4 Varas estão temporariamente suspensos, informou Antônio Cláudio da Silva, gestor administrativo da instituição.
✅ Clique e siga o g1 Ceará no WhatsApp
Na manhã desta terça-feira (27), um grupo de trabalhadores do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) deveria estar em uma sessão de relaxamento no local por volta das 9h.
No entanto, eles não conseguiram se deslocar até a sede do projeto por conta das dificuldades de locomoção durante as fortes chuvas. Desta forma, não havia ninguém utilizando a oca no momento em que a palhoça desabou.
Palhoça de projeto social na Barra do Ceará, em Fortaleza, desaba após fortes chuvas
Reprodução
Conforme o gestor, outra oca do projeto utilizada para a realização de terapias individuais será desativada por estar em condições semelhantes à estrutura que foi destruída. Ele explicou que busca parcerias com a Prefeitura de Fortaleza para ter verbas para a manutenção dos espaços do projeto.
Em janeiro de 2025, uma outra oca do Projeto 4 Varas foi danificada após um incêndio registrado logo após a virada do ano. O espaço servia de restaurante para funcionários e abrigava atividades para públicos acima de 60 pessoas.
A estrutura atingida é uma oca que servia de restaurante para funcionários. Por ser um espaço grande, ela também abrigava reuniões e atividades para públicos acima de 60 pessoas.
“A gente já teve uma oca queimada, agora teve essa outra oca que a gente tava utilizando como suporte por conta da oca que estava queimada. Então, essa oca precisava de manutenção”, explicou Antônio Cláudio.
O Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária, também conhecido como Projeto 4 Varas, foi criado na comunidade do Grande Pirambu desde a década de 1980.
Projeto 4 Varas perde mais uma estrutura após palhoça desabar durante chuvas em Fortaleza
O projeto estava atendendo cerca de 6 mil pessoas por mês, com terapias integrativas e atendimento de saúde mental. O público que busca o projeto é de Fortaleza e municípios vizinhos.
Ainda de acordo com o gestor administrativo, a expectativa é de uma reunião com o poder público para que novas parcerias possam ajudar na reconstrução dos espaços danificados.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: