Sisu 2026: curso de medicina do Ceará tem maior nota de corte do país; veja resultado parcial
22/01/2026
(Foto: Reprodução) Termina amanhã (23/01) o prazo para inscrição no SISU
O curso de medicina da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Ceará, tem, até o momento, a maior nota de norte entre graduações da mesma área no Brasil. O levantamento foi feito pelo g1 na manhã desta quinta-feira (22) após atualização no site do Ministério da Educação (MEC).
💡Entenda: As notas de corte definem a pontuação mínima que é preciso para garantir uma das vagas disponíveis para aquele determinado curso. Elas são atualizadas diariamente no site do Sisu até o último dia do período de inscrições, esta sexta-feira (23).
LEIA TAMBÉM:
Sisu 2026: as maiores e menores notas de corte das universidades do Ceará
Sisu 2026: confira notas de cortes nas universidades no Ceará e como se inscrever
🩺 Segundo o resultado parcial, o curso da Unilab apresenta a nota de corte 863,87 para estudar no Campus Baturité, que fica a cerca de 95 quilômetros de Fortaleza. Este é o segundo dia seguido em que a graduação tem nota de corte alta. Nesta quarta (21) a nota era de 861,19.
Outras universidades do estado também apresentam valores acimas de 700, como a Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem a nota de corte 815,42 para o Campus Fortaleza. Veja o ranking cearense:
Medicina: notas de corte de universidades do Ceará
Inscrições do sisu começam nesta segunda-feira (19)
Luana Silva/g1
Agora, veja o ranking nacional das notas de corte dos cursos de medicina:
Notas de Corte por estado e Instituição
Vagas no Ceará
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o estado do Ceará conta com a oferta de 14,2 mil vagas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Dessas, 8.543 serão disponibilizadas em universidades federais e 5.680 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
➡️ Entre as vagas ofertadas pelo IFCE, alguns dos cursos com mais oportunidades são engenharia ambiental e sanitária; engenharia da computação; engenharia de telecomunicações; educação física; e física.
➡️A UFC é a instituição que oferece o maior número de vagas no estado, com 6.408 oportunidades. Os três cursos com mais vagas ofertadas na universidade são: medicina; agronomia e engenharia civil.
➡️A UFCA está ofertando 1.293 vagas. Os cursos com maior quantidade de vagas são administração, ciências contábeis e engenharia civil.
➡️Já a Unilab tem 842 vagas no sistema, com os cursos de humanidades (bacharelado/licenciatura interdisciplinar), administração pública e agronomia liderando o ranking de vagas.
Como funciona o Sisu
Sisu 2026: inscrições estão abertas; veja como aumentar as chances de garantir uma vaga
O primeiro passo para participar do processo seletivo do Sisu é a realização da inscrição online. A inscrição é gratuita e ocorre no site sisualuno.mec.gov.br, após a divulgação dos resultados do Enem. Para acessar o sistema, o candidato deve possuir uma conta no gov.br, requisito também necessário para a participação no Enem. As informações são do Ministério da Educação (MEC).
Ao fazer login no Sisu, o sistema recupera automaticamente as notas do candidato nas três últimas edições do Enem, quando houver participação. Para se inscrever, é necessário preencher informações pessoais, sociais e econômicas, que são utilizadas pelo MEC e pelas instituições para verificar a elegibilidade do candidato às vagas reservadas pela Lei de Cotas e para possibilitar o contato pela instituição em caso de aprovação.
É possível selecionar até duas opções de curso entre aquelas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. Durante todo o período de inscrições, o candidato pode alterar suas escolhas quantas vezes desejar; contudo, apenas a última inscrição registrada ao final do prazo será considerada.
➡️ Ao longo desse período, o sistema divulga diariamente resultados parciais, permitindo que o candidato acompanhe as notas de corte, avalie suas chances e decida se mantém suas escolhas ou se deseja ajustá-las.
As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas e com as políticas de ações afirmativas próprias adotadas pelas instituições públicas de ensino superior para o processo seletivo. O candidato pode concorrer em todas as modalidades para as quais declara atender aos critérios de enquadramento.
Ainda conforme informações do Governo Federal, os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das suas opções na chamada regular podem manifestar interesse na Lista de Espera, dentro do período definido no cronograma, e apenas para uma opção de curso.
A manifestação de interesse é feita na mesma página de inscrição usada durante a chamada regular, logo após a divulgação do resultado. Depois disso, o candidato deve acompanhar os prazos e procedimentos de convocação na página oficial da instituição do curso escolhido.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: